Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs

Desenvolvemos tecnologias para transformar dados em resultados para sua instituição.

Nossos clientes

Dados da produção acadêmica no Brasil

10 %
do mercado está sob nossa gestão
10 %
Das IES do Brasil utilizam Stela
10 %
Indicador 3
10 %
Indicador 4

Quem somos

A StelaTek é uma startup do Instituto Stela, que desde 2005 dedica-se à PD&I de soluções tecnológicas para instrumentalizar as instituições de ensino superior (IES) e as instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs) na gestão estratégica de informações. Criada pelo mesmo grupo que desenvolveu a Plataforma Lattes junto ao CNPq, possuímos conhecimento e experiência sólida no desenvolvimento de soluções para os atores do Sistema Nacional de CT&I.

Nosso objetivo

Aliando conhecimento de gestão em CT&I, técnicas de engenharia e gestão do conhecimento e tecnologias de ponta, nos dedicamos a criar soluções para apoiar as IES/ICTIs no gerenciamento dos processos de fomento, ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, garantindo mais agilidade, confiabilidade, assertividade e transparência aos processos de tomada de decisão nessas instituições.

A StelaTek foi fundada pelos pesquisadores que criaram a Plataforma Lattes junto ao CNPq.

Ter participado na P&D das mais importantes plataformas de gestão em CT&I é um diferencial da equipe StelaTek.

1995
Grupo Stela

Pesquisadores da UFSC desenvolvem o primeiro sistema web para gestão acadêmica do país

1996
Grupo Stela

 Início da P&D que culminou com a criação da Plataforma Lattes junto ao CNPq

2002
Instituto Stela

Criação do instituto de P&D sem fins econômicos que desenvolveu diversos projetos e produtos para gestão em CT&I no país e no exterior

2005
Tekis Tecnologias Avançadas Ltda (StelaTek)

Criação da startup do Instituto Stela responsável pela gestão, evolução e comercialização do produto Stela Experta©

2023
Hoje

Empresa com sólido e reconhecido portfólio de produtos e serviços para gestão estratégica de informações em IES/ICTIs

Principais lideranças

Marcos Luiz Marchezan

Possui graduação em Ciência da Computação (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e especialização em Coaching Empresarial pela Universidade Católica de Brasília (2001) e em gestão de empresas, pessoas e negócios (CEMPRE) . Atualmente é sócio e CEO da StelaTek. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Gestão do Conhecimento Organizacional e Gestão de instituições de P&D, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de informação e conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: P&D de sistemas de gestão em ciência, tecnologia e inovação, sistemas de apoio a gestão estratégica de informação e conhecimento e gestão do conhecimento organizacional. Participou da pesquisa e desenvolvimento da Plataforma Lattes do CNPq, do Portal Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia MCTI, da Plataforma Stela Experta©️ e do Stela Experta©️-PG.

fotor_2023-1-5_10_47_3

Fernando Borges Montenegro

Gestão de Produto e Produção
fborges@stelatek.com.br

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1987) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Atualmente é sócio e diretor de produção da StelaTek, tendo atuado na gestão e especificação da Plataforma Stela Experta©️ e do Stela Experta©️-PG.Tem experiência no desenvolvimento, especificação e gestão de projetos de governo eletrônico, tendo atuado na criação das Plataformas Lattes, Portal Inovação, Plataforma Aquarius, Intelectus, entre outras. Autor de um livro de programação em C++, atuou como docente na Univali e no Cesusc.
Rudger Nowasky do
Nascimento Taxweiler

Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento
rudger@stelatek.com.br

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2007), mestrado e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016 e 2023). Atualmente é líder técnico de P&D na StelaTek, atuando na concepção e arquitetura do barramento de dados de Ciência Tecnologia e Inovação e no desenvolvimento da Plataforma Stela Experta©️ e Stela Experta©-PG. Tem experiência no desenvolvimento e coordenação técnica de projetos de governo eletrônico, tendo atuado no SIN/LIAM da Agência Nacional do Petróleo, Diretório de Conhecimento da ANVISA, Plataforma de Localização Nacional de Especialistas – Intelectus da Softex, Plataforma para Gestão do Absenteísmo com o SESI/BA e Plataforma da Gestão do Conhecimento do SENAI/CE-FIEC. Também atuou na área de Business Intelligence no desenvolvimento de painéis analíticos para VALE, CESP e BRF. Tem experiência nos temas de Knowledge Engineering, Data Science, Big Data, Text Mining, Text Analytics, Expertise Location/Expertise Retrieval e Machine Learning.

Alessandra Duarte Batista
Possui graduação em Direito (2006) e Economia (1999) pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, Especialidade em Gestão da Qualidade Total pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI (2001), Especialidade em Direito Processual Civil pelo LFG – Luiz Flávio Gomes (2010) e Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente presta serviços de consultoria e assessoria de intermediação e pré-venda da Plataforma Stela Experta©️ e do Stela Experta-PG©️ na StelaTek. Tem experiência em gestão de projetos de governo eletrônico, tendo atuado no Programa de Capacitação EDUCA-PI, projeto de P&D do Observatório Softex, Rede de Expertise e Inovação (REI) do FPTI, projeto de implementação e estruturação do Arranjo Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica – PRONIT e é autora de 4 livros.

Nossas soluções

Solução para apoiar a gestão estratégica de informações nas IES/ICTIs, integra diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.

Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da IES no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.

Faça um teste gratuito e conheça
as funcionalidades das nossas soluções

Benefícios para sua instituição

Agilidade e confiabilidade
Mantenha o controle sobre a produtividade técnico-científica e expertises dos colaboradores e monitore a performance dos PPGs da instituição. Obtenha informações rapidamente, de maneira simples e organizada, em uma plataforma única, confiável e atualizada constantemente.
Autoridade
Para além do uso de tecnologias de ponta nossa equipe é especializada em gestão de informações em CT&I e conhece com profundidade os diversos processos e atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – SNCTI.
Excelência comprovada
Qualidade e eficiência garantida! Criada pela mesma equipe que desenvolveu a Plataforma Lattes para o CNPq, a Stela Experta© oferece a melhor e mais completa solução de apoio à gestão estratégica de informações
em CT&I.
Suporte e capacitação
Se precisar de apoio, estamos aqui!
Conte com uma plataforma simples e intuitiva e tenha acesso ilimitado ao suporte de uma equipe técnica capacitada e comprometida.
Retorno sobre o investimento
Tenha mais tempo para fazer gestão e deixe a parte operacional de coleta, integração e totalização de dados conosco!
Gere relatórios e indicadores para apoiar as análises estratégicas em cliques de mouse e com chances mínimas de incluir erros, típicos no tratamento manual de dados.
Contratação descomplicada

Nossa equipe apoiará sua instituição com toda a documentação necessária para realizar a contratação direta das nossas soluções, segundo as possibilidades das Leis nº 8666/93 e 14.133/2021 (Lei de Licitações).

O que dizem nossos clientes

Luciana Ferreira da Silva Vice-Reitora da UEMS

Lucindo José Quintans Júnior Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFS

Claudia Regina Xavier Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR

Atson Carlos de Souza Fernandes Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da EBMSP

Ronaldo Lopes Oliveira Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA

Gisele Silveira Coelho Lopes Pró-Reitora Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da UNESC

Gladston Rafael de Arruda Santos Coordenador Geral da Pós-Graduação da UFS

Ronney Arismel Mancebo Boloy Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-RJ

Dinara Jaqueline Moura Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA

Gisele Barata da Silva Pró-reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da UFRA

Fábio Luiz Partelli Diretor de Pesquisa da UFES

Maria Iracilda da Cunha Sampaio Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA

Bruno Braulino Batista Diretor de Pesquisa da UFOPA

Carlos Eduardo Lobo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação PUC/RS

Michele Debiasi Alberton Pró-Reitora Pesquisa e Pós-Graduação FURB

Paulo Henrique França Pró-Reitor Pesquisa e Pós-Graduação Univille

Francisco Henrique de Oliveira Coordenador de Pesquisa UDESC

Marcos Augusto da Silva Diretor de Pós-Graduação da UENP

Giannini Pasiznick Apati Coordenadora de Pesquisa da Univille

Essa é uma grande parceria e que tem sido muito importante para a nossa Universidade. A UNIRIO, dentro dos indicadores que definimos, tem mostrado grande crescimento na área da pesquisa. Parte desse crescimento tem ocorrido por causa da utilização da Plataforma Stela Experta©. Essa parceria ajuda a construir indicadores mais reais sobre como a produção científica e a produção do conhecimento têm ocorrido na UNIRIO

Veja este case de sucesso!

DIRETOR DE PESQUISA DA UNIRIO ANDERSON JUNGER TEODORO

A partir do momento que implantamos a Stela Experta© utilizamos a plataforma para o processo de distribuição das bolsas de iniciação científica e para a demanda grande que tínhamos na gestão da pós-graduação nos nossos cinco campi. Passamos então a acompanhar em tempo real a produção dos nossos docentes e a dar respostas mais ágeis para as nossas demandas internas e externas. Ficou mais fácil para a pró-reitoria e para os próprios programas de pós-graduação avaliarem a produção científica. Tudo isso nos ajuda a ter um norte e ver as tendências que estão surgindo

Veja este case de sucesso!

ASSESSOR DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - UNIOESTE LISDEFFERSON HAMANN ANDRADE

Logo que implantamos a plataforma Stela Experta© com a ideia de conseguir uma pontuação automática a partir do currículos Lattes a solução funcionou muito bem. Até eu me assustei em como foi muito fácil, muito rápido e muito transparente a extração a partir dos dados da plataforma Lattes. Com o uso da Stela Experta© descobrimos outras potencialidades, como o apoio para o preenchimento correto dos currículos, o que fez com que os CVs Lattes dos nossos docentes ficassem cada vez melhor preenchidos. Também conseguimos projetar o conceito que a Capes dará para os nossos programas de pós-graduação, antecipando em quase um ano essa avaliação, o que ajuda muito no planejamento de cada curso.

Veja este case de sucesso!

PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - UNIOESTE SILVIO CESAR SAMPAIO

A plataforma Stela Experta©, utilizada no viés da descoberta das publicações dos nossos docentes, tem sido uma ferramenta essencial para as rotinas de trabalho que cercam a manutenção de um Repositório Institucional. A Biblioteca Central da PUCRS tem feito uso da solução nessa atividade desde dezembro de 2015 e obtido resultados significativos no que se refere a quantidade de itens depositados em nosso repositório, assim como a confiabilidade no controle dos documentos submetidos

Veja este case de sucesso!

BIBLIOTECÁRIO COORDENADOR DO SETOR DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - PUCRS MARCELO VOTTO TEIXEIRA

A Plataforma Stela Experta© propicia uma visão global de toda a produtividade técnico-científica da universidade, o que em muito tem contribuído para nosso planejamento estratégico, na nossa alocação de recursos e na composição de novos cursos e grupos de pesquisadores.

Veja este case de sucesso!

PRÓ-REITORA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - PUCRS CARLA DENISE BONAN

Na Graduação, usamos o Stela Experta© como apoio para obter as informações sobre a produção docente dos professores, a partir do currículo Lattes e outras informações relevantes. Essa informação é essencial para processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação junto ao MEC. O levantamento da produção dos docentes, a partir da exportação dos dados para uma planilha, é útil para nossos processos internos de indexação de documentos comprobatórios para fins de acreditação para órgãos externos (a exemplo do MEC), bem como para progressão de carreira docente na Unisinos.

Veja este case de sucesso!

ANALISTA ACADÊMICA - UNISINOS ANETE PETRUSCH DO NASCIMENTO

Antes da utilização da plataforma Stela Experta© nós levávamos três vezes mais tempo para colher e analisar as informações sobre a produtividade docente. A ferramenta nos conferiu mais agilidade e dinamismo em todo esse processo. Além da geração dos relatórios, também nos facilitou o trabalho de distribuição de bolsas e recursos, orientação de trabalho dos docentes e estruturação de novos cursos.

Veja este case de sucesso!

GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA - UNISINOS RAQUEL CECILIA JUNG KOSTE

A Plataforma Stela Experta© é indispensável para a gestão do conhecimento institucional, seja no acompanhamento da produção técnico-científica dos servidores (docentes e técnicos), como no estabelecimento de indicadores de produtividade para auxiliar a gestão administrativa e a proposição de políticas institucionais para a consecução da missão organizacional.

Veja este case de sucesso!

CPOI - COORDENADORIA DE PROJETOS ORGANIZACIONAIS E INDICADORES - IFPR GILMAR J. HELLMANN

Certamente ajudou muito no dia a dia da instituição a extração sistemática dos dados curriculares a partir da Plataforma Stela Experta©. Podemos manipular a plataforma no sentido de identificar os especialistas, os índices de produtividade, o que está sendo produzindo num determinado período de tempo etc. Em suma, tivemos um acréscimo de agilidade e rapidez na produção de relatórios, com ocorrência mínima de erros, e aprimoramos a gestão e os processo de tomada de decisão na instituição.

Veja este case de sucesso!

ASSESSOR DA DIRETORIA DE PESQUISA APLICADA DA ESTÁCIO DE SÁ RENATO PAES DE SOUZA

Utilizamos a plataforma Stela Experta© especialmente para visualizar todas as produções da nossa iniciação científica. Desta maneira, conseguimos alocar editais internos de forma mais assertiva e avaliar melhor as forças e fraquezas dos nossos programas de pesquisa da UFBA.

Veja este case de sucesso!

COORDENADORA ADMINISTRATIVA DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO DA UFBA MAISA SALES

A plataforma Stela Experta© permite a identificação rápida e simples de toda a produção técnico-científica dentro da nossa instituição. Desde que começamos a usá-la, melhoramos muito a gestão interna do IFSC porque tomamos decisões estratégicas mais embasadas e calcadas em dados concretos de todos os pesquisadores e projetos conduzidos aqui.

Veja este case de sucesso!

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE INOVAÇÃO DO IFSC LUIZ HENRIQUE CASTELAN CARLSON

A plataforma Stela Experta© permite a identificação rápida e simples de toda a produção técnico-científica dentro da nossa instituição. Desde que começamos a usá-la, melhoramos muito a gestão interna do IFSC porque tomamos decisões estratégicas mais embasadas e calcadas em dados concretos de todos os pesquisadores e projetos conduzidos aqui.

Veja este case de sucesso!

PROFESSOR DA UTFPR E PRÓ-REITOR ADJUNTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NA GESTÃO QUE IMPLANTOU A STELA EXPERTA© GILSON YUKIO SATO

A plataforma Stela Experta© concentra as informações que necessitamos para uma análise ágil da produção técnico-científica da comunidade acadêmica de nossa instituição. A partir de vários filtros disponíveis conseguimos localizar as informações que precisamos. O trabalho que antes levaríamos de uma a duas semanas passou a ser feito em uma ou duas horas.

Veja este case de sucesso!

ASSISTENTE ADMINISTRATIVA DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UCDB LAURA URQUIZA

Materiais ricos gratuitos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Receba conteúdos e novidades sobre as nossas soluções e sobre gestão em CT&I.

    Rua Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32 – 7° andar
    – Sala 703 – Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil