Case YDUQS

Cenário inicial

Antes da implementação da plataforma Stela Experta©, a Universidade Estácio de Sá fazia o levantamento das informações sobre produtividade técnico-científica de modo manual. Ou seja, os coordenadores dos cursos e unidades tinham de solicitar aos professores e colaboradores, um a um, que fornecessem pessoalmente dados sobre o avanço dos seus trabalhos. O resultado: levantamentos demorados e suscetíveis a muitas falhas. Essa realidade representava uma grande dificuldade para os gestores, pois a instituição possui mais de 90 unidades distribuídas em todas as regiões do País. Obter indicadores de todo esse conjunto, sem o auxílio de um sistema automatizado e confiável de coleta e análise de dados, concentrava esforços da instituição que poderiam ser direcionados para outras áreas mais importantes para o ensino.

Com a solução Stela Experta©

Em 2010, quando a Estácio passou a utilizar com mais intensidade a solução Stela Experta©, foi implementada a avaliação periódica da produtividade e pesquisa na instituição. Assim, criou-se uma sistemática para extrair automaticamente as informações curriculares de cerca de 10 mil professores e gerar periodicamente relatórios sobre produção bibliográfica e orientações concluídas, a partir da Stela Experta©. Com essas informações em mãos, os gestores puderam estabelecer planos de reconhecimento e recompensa aos pesquisadores mais ativos. Também obtiveram condições para fomentar editais internos de seleção e definir a distribuição de recursos. O uso da Plataforma Stela Experta© ampliou-se na universidade. Se antes eram apenas gestores e técnicos que realizavam a análise dos indicadores, a solução agora pode ser acessada por qualquer profissional da instituição, desde que ele passe por um breve curso online preparatório, disponível na intranet da universidade. Assim as informações curriculares foram democratizadas na Estácio de Sá.

Benefícios da parceria com a Stela Experta©

Geração de relatórios sobre produção bibliográfica

Implementação de políticas de reconhecimento e mérito

Localização de especialistas e referências em cada área

Rua Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32 – 7° andar
– Sala 703 – Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil

Depoimento do cliente

Certamente ajudou muito no dia a dia da instituição a extração sistemática dos dados curriculares a partir da Plataforma Stela Experta©. Podemos manipular a plataforma no sentido de identificar os especialistas, os índices de produtividade, o que está sendo produzindo num determinado período de tempo etc. Em suma, tivemos um acréscimo de agilidade e rapidez na produção de relatórios, com ocorrência mínima de erros, e aprimoramos a gestão e os processo de tomada de decisão na instituição.

ASSESSOR DA DIRETORIA DE PESQUISA APLICADA DA ESTÁCIO DE SÁ RENATO PAES DE SOUZA

Materiais ricos gratuitos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Receba conteúdos e novidades sobre as nossas soluções e sobre gestão em CT&I.


    Rua Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32 – 7° andar – Sala 703 – Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil
    × Fale conosco por Whatsapp!