Case Unisinos

Cenário inicial

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) sempre considerou a importância de se ter em mãos relatórios de produtividade dos docentes, saber quais profissionais estão se destacando no ensino e pesquisa e elaborar processos seletivos justos para a distribuição de bolsas e outros recursos. No entanto, tais informações antes da utilização da Plataforma Stela Experta© eram extraídas manualmente dos dados curriculares disponíveis. As métricas eram agrupadas em planilhas simples do Excel, nas quais coordenadores e gestores dedicavam muitas horas para levantar os indicadores de produtividade. Sem o auxílio de filtros, critérios de busca e outros mecanismos de coleta e análise, o tempo para preparar relatórios era três vezes maior do que atualmente.

Com a solução Stela Experta©

Com a utilização da plataforma Stela Experta© a Unisinos ganhou agilidade e também meios para apurar indicadores mais robustos e precisos no auxílio à gestão. Agora com um detalhado acompanhamento da produção por intermédio de relatórios refinados, os gestores sentem-se mais seguros para aplicar suas estratégias e identificar a energia e o tempo dedicados pelos professores em suas tarefas. Ao reconhecer as vocações e as fragilidades dos docentes, tornou-se possível aconselhá-los e orientá-los quanto às questões de produtividade, qualis dos periódicos e avaliações externas. Ou seja, informá-los sobre a importância de canalizar seus trabalhos para a melhoria de suas próprias carreiras e da instituição. A Stela Experta© é também bastante utilizada para identificar as áreas do conhecimento mais bem estruturadas e suas especialidades. Com esse recurso tornou-se mais eficiente a composição de novos cursos e novas disciplinas, processos que sempre exigem a existência prévia de competências dentro das universidades. A solução também apoia a gestão estratégica de diversos processos da área de graduação da Unisinos. A sistematização de informações sobre a produção docente dos professores é um importante insumo para os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação junto ao MEC.

Benefícios da parceria com a Stela Experta©

Geração de relatórios sobre produção bibliográfica

Localização de conhecimentos e especialidades

Múltiplos filtros de pesquisa para análise de dados

Rua Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32 – 7° andar
– Sala 703 – Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil

Depoimento do cliente

Na Graduação, usamos o Stela Experta© como apoio para obter as informações sobre a produção docente dos professores, a partir do currículo Lattes e outras informações relevantes. Essa informação é essencial para processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação junto ao MEC. O levantamento da produção dos docentes, a partir da exportação dos dados para uma planilha, é útil para nossos processos internos de indexação de documentos comprobatórios para fins de acreditação para órgãos externos (a exemplo do MEC), bem como para progressão de carreira docente na Unisinos.

ANALISTA ACADÊMICA - UNISINOS ANETE PETRUSCH DO NASCIMENTO

Antes da utilização da plataforma Stela Experta© nós levávamos três vezes mais tempo para colher e analisar as informações sobre a produtividade docente. A ferramenta nos conferiu mais agilidade e dinamismo em todo esse processo. Além da geração dos relatórios, também nos facilitou o trabalho de distribuição de bolsas e recursos, orientação de trabalho dos docentes e estruturação de novos cursos.

GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA - UNISINOS RAQUEL CECILIA JUNG KOSTE

Materiais ricos gratuitos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Receba conteúdos e novidades sobre as nossas soluções e sobre gestão em CT&I.


    Rua Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32 – 7° andar – Sala 703 – Itacorubi – Florianópolis – SC – Brasil
    × Fale conosco por Whatsapp!