Plataforma Stela Experta© auxilia em editais internos de fomento e na distribuição de recursos em sua IES

Plataforma Stela Experta© auxilia em editais de fomento e na distribuição de recursos

A execução orçamentária das instituições de ensino superior no Brasil é complexa. Com três eixos principais de despesa (recursos humanos; financiamento de pesquisas e laboratórios; e investimentos estruturais e em melhoramentos) e algumas fontes de fomento, a gestão do dinheiro deve ser feita com precisão para garantir o investimento mais adequado.

Especialmente em épocas de retração econômica e redução dos repasses do governo, entre eles o FIES, os investimentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a clareza na tomada de decisões se torna imprescindível, especialmente por meio de editais internos de seleção e de fomento.

 

Saiba mais:

>> Como ter um programa de pós-graduação bem avaliado pela Capes

 

E justamente neste quesito, a Plataforma Stela Experta© pode ser muito útil para reitores, pró-reitores, diretores e coordenadores de cursos de pós-graduação do País. Nossa plataforma auxilia nos editais internos de seleção e de distribuição de recursos ao permitir a avaliação de toda a produção intelectual dos docentes e discentes, bem como da produtividade de cada departamento/unidade/curso da instituição.

Entenda como funciona a Stela Experta©

1 – Gestão e acompanhamento da produção científica da instituição

A Stela Experta© é uma plataforma viva, com atualizações semanais de todas as fontes de informação, e agrega entre elas as bases da Plataforma Lattes do CNPq e da Capes. Ou seja, é possível fazer um acompanhamento quase que em tempo real da produtividade técnico-científica do corpo docente e discente da sua instituição de ensino a partir dos dados dos currículos Lattes, dos grupos de pesquisa do CNPq e do Qualis Capes. Esse conhecimento permite uma gestão mais efetiva da distribuição de recursos em função da avaliação de mérito e da produtividade dos docentes, de unidades e de cursos da instituição.

2 – Análise de produtividade individual

A maioria absoluta dos editais internos para a ocupação de vagas, progressão na carreira e distribuição de fomento para indivíduos e/ou grupos de pesquisa leva em consideração o perfil, a densidade e a qualidade da produtividade científica dos demandantes. Com muita frequência, as IES solicitam que os participantes dos editais informem a sua produção C&T em formulários específicos e deixam a cargo dos avaliadores a conferência manual desses dados, por vezes tendo eles que abrir e analisar manualmente os currículos Lattes de cada proponente. Imagine o tempo despendido nessas atividades e a possibilidade de erros em função da análise manual!

A Plataforma Stela Experta© se mostra muito útil na racionalização e no incremento da qualidade dos processos de avaliação da produtividade científica nas instituições de ensino e pesquisa. Em cliques de mouse, é possível gerar relatórios e indicadores da produção C&T de indivíduos e/ou grupos de pessoas, em dado período de tempo, por estrato Qualis de determinada área de avaliação da Capes, por curso e lotação do autor, entre diversas outras possibilidades de agrupamentos.

3 – Alocação de recursos com mais precisão

A gestão financeira dos recursos disponíveis em uma IES pode ser feita de diversas maneiras. Uma delas é através de uma avaliação minuciosa de performance individual de todos os envolvidos nas solicitações de recursos financeiros. Saber qual professor (ou aluno) está performando melhor com o fomento recebido, em quais áreas o retorno está sendo mais bem observado e quais áreas precisam modificar padrões de produtividade são indicadores importantes no momento de distribuir bolsas de iniciação científica, custeio de inscrições em congressos, eventos e cursos de capacitação, aquisição de novos materiais para laboratórios e pesquisas ou contratação de funcionários temporários.

4 – Análise do perfil dos docentes

Antes da abertura de um edital de seleção de novos docentes, é fundamental identificar e avaliar as carências de conhecimentos específicos nas áreas/cursos que solicitam novos recursos humanos, bem como conhecer o perfil dos docentes que integram o quadro da IES atualmente. Com a Plataforma Stela Experta©, você poderá visualizar as expertises de determinado indivíduo ou grupo de docentes, os temas que mais citam em suas produções, o perfil de sua titulação e de sua experiência profissional. Além disso, é possível simular o impacto do ingresso de determinado indivíduo em um grupo específico da instituição, em termos de expertises e de produção técnico-científica que este agregará. Dessa forma, a sua instituição será muito mais assertiva nas contratações.

5 – Simulação de cenários e tendências de avaliação

A fim de produzir um planejamento de longo prazo para a pós-graduação, é imprescindível acompanhar a produtividade científica qualificada do corpo docente dos programas da instituição. Com a Plataforma Stela Experta©, você poderá acompanhar a produção de artigos científicos nos diversos estratos Qualis, segundo a área de avaliação de cada programa, ao longo do período da avaliação quadrienal.

Dessa maneira, poderá intervir preventivamente para ajustar o rumo e o ritmo das publicações dos docentes nos veículos mais adequados, potencializado a avaliação do programa no próximo ciclo avaliativo da Capes. Sabemos que a nota dos programas dita a distribuição de recursos pela Capes, é um fator de atração para novos alunos e qualifica a pós-graduação da IES.

A Plataforma Stela Experta© lhe ajudará ainda a verificar a contribuição que determinado docente traz para um programa de PG em função de sua publicação, bem como o impacto da perda de um determinado docente em termos de produtividade do curso.

Para ser mais eficiente, o gestor deverá lançar mão de tecnologias e de sistemas de conhecimento para apoiar o tratamento das informações necessárias para a tomada de decisões. A Stela Experta© poderá ser muito útil.

 

1Comentário

Postar um comentário