stela-experta-nova-versao

Confira as melhorias introduzidas na mais nova versão da Plataforma Stela Experta©

Sempre é possível melhorar o que fazemos. Esta é a filosofia da equipe que trabalha no aprimoramento constante da Plataforma Stela Experta©. A mais completa solução para gestores, docentes, pesquisadores, discentes e público em geral que trabalham em prol do avanço do sistema técnico-científico nacional ganhou uma nova versão, a 3.9.0.

Esta versão traz uma série de melhorias, novas funcionalidades e melhora no desempenho da Plataforma Stela Experta© (se você ainda não conhece a nossa solução poderá fazê-lo facilmente acessando o nosso teste gratuito). Confira, neste texto, em que pontos a Stela Experta© ficou ainda melhor!

As principais mudanças na Plataforma Stela Experta© e os ganhos trazidos por elas

Os usuários da Stela Experta© perceberão logo as mudanças que foram realizadas na plataforma. As atualizações na arquitetura dos sistemas trouxeram ganhos de performance, segurança e qualidade, além de facilitar o desenvolvimento de diversas funcionalidades novas, que já estão em curso.

Entre as novidades da versão 3.9.0, destacamos a introdução de um novo filtro no módulo “Grupos de Pesquisa”, o qual permite que o usuário identifique a situação atual do cadastro dos grupos de pesquisa de sua instituição no DGP (Diretório de Grupos de Pesquisa) do CNPq.

Antes desta mudança, apenas os grupos que estavam certificados pelo dirigente institucional eram carregados na base de dados da Plataforma Stela Experta©. Agora, com a versão 3.9.0, o usuário terá a opção de identificar grupos em outras situações – apesar que, por “default”, você continuará vendo apenas os grupos certificados pelo dirigente institucional, tendo que ampliar a sua busca se esse for o seu desejo.

Com este novo filtro, você poderá identificar os grupos de pesquisa de sua IES que estão certificados mas que não foram atualizados pelos líderes há mais de 12 meses, assim como identificar os grupos que estão aguardando certificação pelo dirigente institucional, os que tiveram a certificação negada pelo dirigente, os que estão em preenchimento ou os que foram excluídos do DGP.

Com esta nova possibilidade você poderá fazer uma radiografia muito mais precisa e atualizada da situação dos grupos de pesquisa da sua IES e, dependendo do caso, poderá atuar em conjunto com os líderes e com o dirigente institucional para que o registro dos dados dos grupos seja ainda mais efetivo no DGP.

Stela-Experta-melhorias-plataforma-nova-versao

Novo filtro disponibilizado no tema “Grupos de Pesquisa”

 

Uma outra novidade da nova versão é a inclusão das fotos dos colaboradores da instituição, as mesmas que eles utilizam em seus Currículos Lattes. As fotos humanizam ainda mais a Stela Experta© e ajudam você e as pessoas da sua IES a se identificarem com muito mais facilidade.

stela-experta-melhorias-plataforma-nova-versao

Nova tela com o resultado das buscas por especialistas na instituição

 

E deixamos para o final uma das grandes mudanças introduzidas nesta nova versão da Plataforma Stela Experta©: um novo recurso que apresenta gráficos comparativos entre pessoas, projetos, produções e grupos de pesquisa da IES, a partir de diversos critérios de comparação.

Este novo recurso pode ser acessado a partir da página principal da plataforma, selecionado uma das seguintes opções:

  • Faça um comparativo entre as pessoas da instituição
  • Faça um comparativo entre as produções da instituição
  • Faça um comparativo entre os projetos da instituição
  • Faça um comparativo entre os grupos da instituição
stela-experta-melhorias-plataforma-nova-versao

Nova versão da página inicial com as perguntas para acesso as comparações

 

O resultado da comparação é representado através de gráficos (alguns dos quais semelhantes aos já existentes nas perguntas que apresentam o perfil das pessoas, produções, projetos e grupos).

Em qualquer tema (i.e., pessoas, produções, projetos e grupos de pesquisa), é possível comparar itens utilizando os seguintes critérios:

  • Nome de pessoas
  • Curso de atuação
  • Lotação institucional
  • Titulação máxima
  • Perfil na instituição
  • Regime de trabalho

stela-experta-melhorias-plataforma-nova-versao

 

O interessante é que esta melhoria na Plataforma Stela Experta© não modificou a lógica do uso dos filtros nas consultas. Ou seja, para utilizar o novo recurso de comparação, você poderá continuar utilizando os filtros disponíveis em cada tema, combinados com um critério específico de comparação.

Vamos dar um exemplo: você poderá comparar facilmente a quantidade de artigos completos publicados em periódicos nos últimos quatro anos por um conjunto específico de docentes do seu interesse, por dois ou mais cursos de graduação ou pós-graduação da IES, por duas ou mais unidades organizacionais da sua IES, entre outras opções.

Este mesmo tipo de comparação poderá ser feita para qualquer outro tipo de produção CT&A que pode ser registrada no Currículo Lattes.

Pensando em não apenas ampliar as possibilidades de análise dos usuários da Plataforma Stela Experta©, mas também em apresentar as informações resultantes das comparações da melhor forma possível, utilizamos um novo tipo de gráfico na plataforma, o de barras empilhadas (conhecido também por “stacked bar”).

Com esta funcionalidade de gráficos comparativos, agora você pode comparar lado a lado o perfil das pessoas que integram a base de currículos da sua IES, a produção CT&A das pessoas, cursos e unidades da IES, os projetos conduzidos pelos colaboradores e os grupos de pesquisa da instituição em que você atua.

Mostramos, a seguir, um exemplo prático da comparação da produção bibliográfica de um grupo de cinco pessoas selecionadas pelo usuário.

stela-experta-melhorias-plataforma-nova-versao

 

O usuário da Plataforma Stela Experta© pode utilizar diversos critérios para fazer a comparação entre as produções técnico-científicas da IES, entre eles: enquadramento funcional dos autores, ano da publicação, grande área do conhecimento da produção, tipo das produções bibliográficas, técnicas e artísticas, tipo das orientações concluídas e em andamento, titulação máxima do autor, perfil de atuação e regime de trabalho do autor na instituição.

Para ilustrar ainda melhor as novas possibilidades da nova versão da Stela Experta©, apresentamos abaixo o resultado da comparação dos projetos de P&D executados pela IES em parceria com instituições estrangeiras em função do perfil de atuação dos participantes dos projetos:

stela-experta-melhorias-plataforma-nova-versao

 

No módulo “Projetos”, é possível acessar gráficos que comparam o total de projetos de um grupo por tipo de enquadramento funcional dos participantes, pela natureza e ano de início de projetos, por titulação máxima, perfil de atuação ou regime de trabalho dos participantes dos projetos selecionados.

As melhorias introduzidas na nova versão da solução ampliam ainda mais a possibilidade de gestão das informações de uma IES, de seus docentes e grupos de pesquisa, contribuindo para a geração de relatórios e de indicadores de qualidade e melhorando ainda mais a busca por oportunidades de parcerias de cooperação e de linhas de apoio à pesquisa da sua instituição.

Então não perca mais tempo! Faça um teste gratuito da Plataforma Stela Experta© , agora com ainda mais recursos para fazer a diferença na gestão estratégicas das informações em CT&I da sua IES.

 

Sem comentários

Postar um comentário