Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Cenário inicial

Antes da contratação da plataforma Stela Experta©, em editais internos para alocação de recursos da universidade, a UTFPR solicitava aos pesquisadores uma ficha completa com dados de produção acadêmica. Os avaliadores do edital precisavam checar, manualmente, todos os dados declarados na ficha, comparando as informações com a Plataforma Lattes.

A UTFPR já havia contratado o sistema antecessor à plataforma Stela Experta, mas foi somente com ela que a universidade pôde aumentar a automatização dos seus processos internos relacionados à pesquisa e a pós-graduação.

Com a solução Stela Experta©

Com a solução Stela Experta© o trabalho de análise da produtividade dos pesquisadores passou a ser feito de maneira muito mais ágil. A partir dos filtros oferecidos pela plataforma, os gestores da universidade geram relatórios em diferentes formatos em poucos cliques, sem qualquer necessidade de abrir currículos Lattes um a um.   

Nos editais de seleção interna para alocação de recursos de pesquisa os dados da plataforma são utilizados na avaliação. Em vez de solicitar ao professor uma ficha com as informações de sua produção e checá-los manualmente, os avaliadores da equipe de seleção exportam relatórios da Stela Experta© com os dados de produtividade dos professores que se inscrevem no edital.  

A plataforma Stela Experta© está sendo integrada a outros sistemas da universidade com o intuito de automatizar mais processos e melhorar a gestão da pesquisa e pós-graduação na universidade.  

O software é utilizado também em uma parceria com a Federação das Indústrias do Paraná – FIEP. A equipe que trabalha com inovação na federação acessa a plataforma sempre que necessita de um pesquisador em determinada área. A localização dos especialistas é possível em função da diversidade de filtros e opções de consulta oferecidas pela Stela Experta©.

Benefícios destacados pela Universidade

Utilização da Plataforma Lattes como fonte de informação

Localização de especialistas dentro da instituição

Extração de indicadores da produção técnico-científica da comunidade acadêmica da IES

Depoimento do cliente

Outros cases


Faça o teste gratuito!