PUCRS

Cenário inicial

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desenvolvia longos processos de análise de dados curriculares antes da utilização da plataforma Stela Experta©. Ao atender mais de 30 mil alunos, com um corpo docente composto por cerca de 1,5 mil professores, a mensuração da produtividade técnico-científica da instituição era um desafio.

Os relatórios eram produzidos manualmente e cada gestor ou coordenador de curso tinha de empreender separadamente na coleta das informações. Assim, não chegavam a uma visão global do que estava sendo trabalhado na universidade.

Os professores eram estimulados a atualizar seus currículos Lattes, porém não era possível fazer um acompanhamento periódico e sistemático das atualizações sem uma ferramenta como a Stela Experta©.

Além disso, a Biblioteca Central da PUCRS registrava manualmente os dados das produções científicas dos docentes no seu Repositório Institucional – RIPUCRS (http://repositorio.pucrs.br/dspace/), o que demandava tempo para a busca e o registro dos dados.

Com a solução Stela Experta©

Ao adotar a solução Stela Experta©, a PUCRS ganhou em eficiência e dinamismo na obtenção de métricas de produtividade relativas à graduação e à pós-graduação. Todos os gestores, coordenadores de cursos e pró-reitores têm acesso à plataforma, o que democratiza o acesso e a avaliação dos dados.

Com indicadores sólidos e precisos, a universidade pôde se preparar melhor para as periódicas avaliações da Capes e ter mais assertividade nas tomadas de decisão internas e na elaboração de estratégias de investimento.

A funcionalidade de localização de expertises também ganhou destaque na instituição: com ela, gestores e pró-reitores podem agora simular a criação de grupos docentes para a estruturação de novos cursos ou para compor grupos de pesquisa e projetos voltados para editais externos.

Outra solução que a ferramenta proporcionou são os relatórios de docentes que mantêm ou não os currículos Lattes atualizados. Com esses dados em mãos, a PUCRS passou a estimular os professores a atualizar periodicamente suas informações curriculares por intermédio de campanhas e avisos.

Finalmente, ao utilizar o módulo da Stela Experta© que permite o depósito dos dados das produções técnico-científicas diretamente no Repositório Institucional (DSpace), a Biblioteca Central ganhou agilidade e ampliou significativamente a coleção de documentos da PUCRS.

Benefícios destacados pela Universidade

Geração de relatórios de produtividade técnico-científica e localização de especialidades para composição de novos cursos ou para concorrer a editais

Ações para fomentar a atualização constante dos currículos Lattes dos professores

Confiabilidade e agilidade no depósito de produções técnico-científicas no Repositório Institucional

Depoimento do cliente

Outros cases

Faça o teste gratuito!