Instituto Federal do Paraná

Cenário inicial

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), antes de contratar a solução Stela Experta©, não contava com um sistema estabelecido para geração de relatórios de produtividade dos docentes e servidores técnicos. Muitos dos colaboradores da instituição não atualizavam ou sequer possuíam CV Lattes, o que dificultava o acesso a indicadores curriculares.

Nestas circunstâncias, os gestores tinham dificuldades para identificar quais professores, pesquisadores e técnicos eram mais produtivos ou engajados, limitando-se a verificar apenas a somatória total de publicações. Sabia-se apenas a quantidade, mas pouco sobre a qualidade dos trabalhos e sobre os colaboradores mais empenhados e produtivos.

Sem um sistema automatizado e prático a coleta e a análise de dados eram operadas de forma manual, sendo necessário entrar em contato com cada um dos colaboradores para obter informações.

Com a solução Stela Experta©

O primeiro benefício constatado pelo IFPR a partir da utilização da Plataforma Stela Experta©, em 2013, foi a adoção de estratégias para disseminar a cultura do uso e da atualização do CV Lattes. A solução permitiu identificar a falta de informação curricular e gerou condições para que a administração promovesse campanhas para alertar os servidores sobre a importância de manter os currículos da instituição em dia.

Desde então, tornou-se possível a geração permanente e contínua de relatórios de produtividade, dessa vez com detalhamentos que incluíam a qualidade e a quantidade das publicações, quais e quantos pesquisadores eram mais produtivos e a geração de índices de produtividade do corpo docente. 

A solução ainda permitiu verificar a importância dos Servidores Técnicos Administrativos Educacionais (TAEs) dentro da instituição. Isso possibilitou uma orientação para a formação e a qualificação desses servidores, bem como fomentar parcerias entre professores e TAEs na participação de grupos de pesquisa.

Benefícios destacados pela Universidade

Geração de relatórios de produtividade técnico-científica

Estimular nos servidores o uso e a atualização do CV Lattes

Identificar quais servidores são mais produtivos

Depoimento do cliente

Outros cases


Faça o teste gratuito!