Benefícios e funcionalidades

Conheça a solução que vai aprimorar a sua gestão, otimizar o seu tempo e a sua produtividade


Excelencia Retorno sobre investimento Instituições conveniadas Suporte e capacitação Agilidade e confiabilidade Autoridade Geração de indicadores Localização de expertises Geração de relatórios Identificação de lacunas de conhecimento Relatórios sem redundância Apoio na avaliação docente Mais assertividade nas APCNs Integração com outros sistemas Avaliação qualitativa da produção Atualização automática das bases de dados Mobilidade de docentes da instituição Integração com Repositórios institucionais

Benefícios

Agilidade e confiabilidade

Imagine ter o controle da produtividade técnico-científica de sua instituição em poucos cliques! Se você utiliza essas informações na avaliação dos cursos de graduação e de PG, na avaliação da performance dos docentes de sua instituição, conheça a Stela Experta©. Você irá reduzir drasticamente o tempo necessário para obter as informações que necessita e terá a disposição dados mais confiáveis e atualizados constantemente.

Retorno sobre investimento

O custo de uma instituição com pessoal para consolidar manualmente dados dos currículos e grupos de pesquisa Lattes é extremamente alto e o resultado final é muito suscetível a erros. Com a Stela Experta© você poderá gerar relatórios e fazer análises com chances mínimas de erro, com menor custo e a partir de informações atualizadas semanalmente. Pare de consolidar dados manualmente e passe a analisar a situação atual de sua instituição!

Autoridade

Com a Stela Experta© você identifica rapidamente as principais expertises dos colaboradores de sua instituição para explorar seus pontos fortes e atuar sobre eventuais carências. Localize as competências com a experiência necessária em ensino, pesquisa, extensão e condução de projetos de P& e potencialize a interação de sua instituição com o mercado.

Suporte e capacitação

A Stela Experta© é uma plataforma simples e intuitiva e sua implantação é simples (leva menos de um mês). O cliente receberá capacitação para uso dos sistemas e terá a sua disposição o suporte de nossa equipe técnica para esclarecimento de dúvidas quanto ao seu uso. Terá ainda acesso a atualização dos sistemas que compõem a versão contratada da plataforma.

Excelência

A Stela Experta© foi criada pela mesma equipe que desenvolveu a Plataforma Lattes para o CNPq. O domínio desse conhecimento foi essencial para oferecer a melhor e mais completa solução de apoio à gestão estratégica de informações em CT&I. Essa excelência em análise de informações e gestão do conhecimento está à sua disposição.

Instituições conveniadas

Temos convênio com algumas associações que congregam instituições de ensino superior, para facilitar a contratação de nossa plataforma pelas associadas. Se sua instituição é associada a uma delas, aproveite as vantagens! Oferecemos o suporte documental necessário para que sua instituição contrate a Stela Experta©, seja ela pública ou privada.

 

Solicite um orçamento





Funcionalidades

Apoio na avaliação docente

Em cliques de mouse você poderá gerar relatórios e indicadores para apoiar os diversos processos de avalição que envolvem a produção científica dos docentes. Você poderá visualizar facilmente dados sobre a produtividade científica e atuação dos docentes para as comissões de avaliação do INEP, acompanhar a evolução da produção qualificada de seus programas de pós-graduação e antecipar-se a avaliação da Capes e avaliar individualmente a produtividade científica de seus docentes.

Geração de relatórios

A Stela Experta© lhe permitirá gerar diversos relatórios sobre a produção científica, tecnológica, orientações e projetos, a partir das informações do CV Lattes dos docentes e dos grupos de pesquisa de sua instituição. Por meio de um grande conjunto de filtros (ex: palavras digitadas livremente, tipo e ano da produção, produção com registro ou patente, curso de atuação do autor, etc.), o gestor poderá realizar diferentes análises. Todos os relatórios gerados podem ser exportados para Excel.

Geração de indicadores

Você terá acesso a um grande conjunto de indicadores gráficos sobre a produção C&T, os projetos de P&D, perfis curriculares e grupos de pesquisa da instituição. Todos os gráficos podem ser exportados para planilha Excel, facilitando seu uso em relatórios e apresentações institucionais.

Relatórios sem redundância

A solução agrupa automaticamente as produções C&T semelhantes, a partir da comparação de diversas informações das mesmas. Assim, o gestor poderá obter relatórios e indicadores eliminando a dupla contagem, que ocorre com frequência em função da coautoria entre os colaboradores da instituição. Diversos processos de avaliação, como o dos programas de PG da Capes, baseiam-se em relatórios sem redundância de produção. Tratar manualmente essas informações é muito moroso e suscetível a falhas.

Avaliação qualitativa da produção

A plataforma integra o Qualis/Periódicos da Capes, além do fator de impacto dos periódicos segundo o JCR, SCimago h-index e Scopus. O gestor poderá definir dinamicamente uma área de avaliação da Capes para estratificar a produção de artigos de um conjunto de colaboradores por estrato Qualis, ou por qualquer outro fator de impacto. Todas essas bases referenciais são atualizadas automaticamente na plataforma, sempre que modificadas pelas instituições que as mantém.

Localização de expertises

A Stela Experta© lhe permitirá localizar rapidamente um especialista ou grupo de pesquisa que trabalha em determinado tema na instituição, bem como as produções C&T e os projetos de P&D de seu interesse. Além de poder utilizar um grande conjunto de filtros estruturados nas pesquisas, você poderá digitar livremente os termos de interesse para realizar suas buscas.

Identificação de lacunas de conhecimento

A solução apresenta mapas de tópicos com os conhecimentos dos colaboradores e dos grupos de pesquisa da instituição, a partir da análise dos termos utilizados com maior frequência em suas produções, projetos, entre outras informações cadastradas no currículo. Por meio dos mapas você poderá identificar densidades ou lacunas de conhecimentos em determinado grupo de colaboradores, facilitando o planejamento de contratações, alocação de docentes, indução da formação de equipes para trabalhar em projetos, criação de novos cursos e grupos de pesquisa, etc.

Mobilidade de docentes da instituição

Você poderá facilmente verificar o impacto da entrada/saída de colaboradores em determinado grupo, analisando a produção C&T e os conhecimentos agregados/perdidos em função das movimentações. Com esse recurso poderá verificar se determinado conjunto de docentes tem os conhecimentos necessários para ministrar as disciplinas de um novo curso que a IES pretende abrir, medir antecipadamente o impacto na produtividade científica tendo em vista eventual demissão/aposentadoria de um docente, avaliar a contribuição dos candidatos a ingressar na instituição, antes mesmo da contratação.

Mais assertividade nas APCNs

Com o recurso disponibilizado pela plataforma para formação de grupos de pessoas a partir da lista de colaboradores da instituição, o gestor poderá simular as melhores combinações de docentes e analisar sua produção científica e seus artigos publicados em periódicos, segundo os estratos Qualis considerados pela área de avaliação do curso que a IES pretende abrir. Desta forma, poderá escolher o melhor corpo docente para maximizar as chances de aprovação do novo curso.

Interação com Repositórios Institucionais

A versão Interoperabilidade da Stela Experta© permite o depósito automático dos metadados e do texto completo dos itens da produção C&T cadastrados no CV Lattes dos colaboradores da IES, diretamente no DSPace. A instituição poderá definir os tipos de produção que deseja importar para o repositório, o mapeamento entre as informações das produções do CV-Lattes e do repositório, bem como controlar automaticamente as produções que já foram depositadas para evitar duplicações no repositório.

Integração com outros sistemas

A versão Interoperabilidade da plataforma disponibiliza um serviço web que fornece o total de itens de produções bibliográficas, técnicas, artísticas, orientações, projetos de P&D que o colaborador participa como coordenador e/ou como integrante da equipe, formações acadêmicas e nível de bolsa PQ/DT de determinada pessoa. O serviço realiza o download automático do currículo a partir do CNPq e totaliza os itens de produção, permitindo a integração e uso desses dados por outros sistemas (ex: sistemas institucionais de avaliação de propostas de projetos).

Atualização automática das bases de dados

A plataforma monitora automaticamente os currículos e grupos de pesquisa da instituição que foram atualizados na Plataforma Lattes e os sincroniza, uma vez por semana, com a base de dados do Stela Experta©. Desta forma você poderá realizar suas análises sobre informações constantemente atualizadas e identificar facilmente os colaboradores da instituição que atualizaram ou não atualizaram seus currículos no CNPq em determinado período.

Faça o teste gratuito!

Contratação

Os investimentos necessários para a utilização da Plataforma Stela Experta© contemplam uma taxa fixa para implantação da solução e capacitação da equipe da instituição para uso dos sistemas e de uma mensalidade referente à licença de uso, suporte, manutenção e acesso às novas versões dos sistemas que compõem a versão contratada. O valor da mensalidade é estabelecido em função da quantidade de currículos de docentes e de discentes que a instituição pretende gerenciar na plataforma.

Novidades do blog

Leia dicas sobre gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação

  • A comunidade acadêmica aguardava com ansiedade os resultados da mais recente avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Conforme comentamos em um outro texto aqui no blog, desde 2014 a Capes havia instituído que a avaliação dos cursos de mestrado e......

  • Tão importante quanto saber o perfil das expertises dos colaboradores de uma instituição de ensino e pesquisa e de sua produção técnico-científica é conhecer as concentrações e as lacunas de conhecimento que existem na IES. Este tipo de identificação, muito difícil – para não dizer......

  • Todos os anos as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) e as Instituições de Ensino Superior (IES) têm o desafio de mensurar as suas respectivas produções de Ciência e Tecnologia. Esta mensuração serve para conhecimento interno, na medida em que ela se converte em......

O que dizem nossos clientes