atualizar-o-curriculo-lattes-stela

A importância de atualizar o Currículo Lattes para a graduação

Manter o Currículo Lattes atualizado deve ser um processo contínuo para docentes e pesquisadores que atuam em cursos de pós-graduação no País, em função da importância para as suas IES, suas próprias trajetórias profissionais e para o acesso a fontes de fomento à pesquisa. Mas você sabia que atualizar o Currículo Lattes também pode fazer toda a diferença para quem atua em cursos de graduação?

Cada vez mais a Plataforma Lattes está sendo utilizada como fonte de informação por coordenadores de cursos para diferentes tomadas de decisão. Por exemplo, as informações do Lattes podem definir a substituição de um professor que se aposentou, assim como ajudar na escolha e na definição de tutorias para TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).

Por que atualizar o Currículo Lattes pode fazer a diferença para a graduação?

Um curso de graduação pode obter diversos benefícios quando seus docentes e discentes se preocupam em manter atualizados os seus Currículos Lattes. A partir da análise das informações curriculares, principalmente utilizando soluções tecnológicas como a Plataforma Stela Experta©, um coordenador de curso de graduação pode rapidamente encontrar um docente substituto para uma disciplina dentro da própria instituição, simplificando e agilizando a sua gestão e racionalizando recursos.

Na Stela Experta© essa consulta pode ser feita utilizando diversos filtros de pesquisa, desde critérios de busca textual para encontrar docentes com determinado perfil de produção técnico-científica, passando pela experiência em docência, titulação máxima, área de formação e disciplinas ministradas, linhas de pesquisa e experiência em orientações de alunos. Esses e outros critérios podem ser utilizados de forma combinada pelo gestor de um curso de graduação, visando encontrar um especialista para atender a necessidades específicas.

Muitas instituições de ensino superior já estão utilizando os dados extraídos da Plataforma Lattes por soluções como a Stela Experta© para localizar, entre os docentes de seus cursos de graduação, os nomes mais indicados para orientar os alunos em seus TCCs.

Dessa forma, tanto a IES quanto os próprios discentes podem obter melhores resultados nas orientações, uma vez que a escolha dos tutores não será mais feita de forma subjetiva, mas a partir da análise de informações curriculares confiáveis.

Em alguns cursos de graduação, especialmente nos mais ligados às áreas tecnológicas, a avaliação das informações curriculares é especialmente importante. Nem sempre o nome de uma disciplina ministrada pelo docente vai ajudar os coordenadores dos cursos ou os discentes a identificar o melhor nome para orientar um TCC. Nesses casos a análise da produtividade técnico-científica do docente que se preocupa em atualizar o Currículo Lattes poderá ser o melhor critério a ser avaliado.

Uma outra grande vantagem para a IES ao incentivar os docentes que atuam em cursos de graduação a atualizar seus CVs é que um conjunto das informações curriculares podem servir de apoio para a preparação da visita dos avaliadores dos cursos de graduação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Comentamos sobre a preparação para as avaliações dos cursos de graduação pelo Inep em outro post, no qual também falamos sobre o novo módulo da Plataforma Stela Experta©, que facilita a chancela das informações curriculares dos docentes pela própria IES e a organização da documentação comprobatória em meio digital, evitando a impressão de diversos comprovantes para formar as famosas pastas dos docentes.

Já para um aluno, atualizar o Currículo Lattes pode ser uma importante maneira de medir o que ele agregou de conhecimentos e experiências durante o período de sua formação. Normalmente o estudante entra na graduação com um currículo reduzido, com poucas informações. Mas ao deixar a faculdade pode ter em mãos o registro de informações que ajudam a demonstrar o seu perfil acadêmico, seu viés inovador, empreendedor ou profissional.

Para a IES as informações sobre a evolução de seus discentes também são importantes. Elas podem servir como base para os cursos verificarem que tipo de formação estão fornecendo e incentivando na prática.

As informações atualizadas por docentes e discentes de um curso de graduação também ajudam a IES a mapear e monitorar os seus projetos de extensão. Para alguns cursos, em especial, essa inserção e envolvimento com a comunidade é especialmente importante. E vale lembrar que, cada vez mais, está sendo valorizada pelas políticas públicas e pelas linhas de fomento privadas.

Com a Stela Experta© fica fácil mapear e analisar os projetos de extensão conduzidos pelos docentes e localizar alunos que tem perfil para integrar novos projetos de extensão, fomentando assim novas iniciativas dessa natureza junto a comunidade.

Essas são apenas algumas das vantagens de uma IES ao incentivar os seus docentes e discentes a manter os seus Currículos Lattes constantemente atualizados e ao utilizar uma solução tecnológica para analisar e gerenciar toda essa gama de informações.

 

Sem comentários

Postar um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/site/www/wp-includes/functions.php on line 3778

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/site/www/wp-includes/functions.php on line 3778