atualizar-curriculo-lattes-maior-agilidade-stela-experta

4 dicas para atualizar Currículo Lattes com maior agilidade

Atualizar Currículo Lattes com frequência é algo muito importante para os estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais que têm no sistema nacional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) o seu foco de trabalho ou interesse futuro de atuação. Mas você sabia que existem algumas maneiras de agilizar a atualização do seu CV-Lattes? Confira as dicas neste texto.

Como você pode atualizar Currículo Lattes com maior facilidade e agilidade

A Plataforma Lattes é um sistema democrático de inclusão de informações sobre a trajetória profissional de estudantes, docentes, pesquisadores e demais profissionais interessados no sistema de CT&I do País.

A diversidade de informações que podem ser cadastradas no Lattes faz com que essa plataforma seja, atualmente, uma das mais procuradas por IES e empresas que estão em busca de profissionais com potencial de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A base de currículos Lattes é, sem sombra de dúvidas, a principal base referencial para mapeamento das expertises e dos produtos técnicos-científicos gerados pela comunidade científica de nosso País.

Se você ainda não possui um currículo cadastrado na Plataforma Lattes ou se não tem o costume de atualizá-lo com muita frequência, é importante conhecer algumas dicas para agilizar a atualização do seu CV.

As formas de atualizar Currículo Lattes com maior agilidade existem graças às integrações da Plataforma Lattes com diversas outras fontes de informação externas. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem empregado esforços para integrar o CV Lattes com fontes de informação confiáveis, como a Receita Federal do Brasil, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o ISI (Web of Science) e com bases de referência em CT&I, como a Scopus, SciELO e o Orcid.

Tendo em vista o caráter auto declaratório das informações pelo dono do CV Lattes, essas integrações com outras bases de dados conferem maior segurança e agilizam a atualização do currículo. A seguir, apresentamos quatro maneiras de ganhar tempo no processo de atualizar Currículo Lattes.

1) Identifique a IES e o curso de sua formação acadêmica com poucos cliques

A primeira integração que ajuda a atualizar Currículo Lattes é a que o CNPq faz com o banco de dados do MEC. Ao cadastrar uma nova formação acadêmica/titulação (i.e, ensino profissional de nível técnico, graduação, especialização, mestrado, mestrado profissional ou doutorado) e indicar a instituição na qual realizou a formação, o usuário poderá selecionar o respectivo curso a partir de uma lista apresentada pelo sistema de currículos Lattes. A lista de cursos é montada em função do nível da formação e da IES selecionada pelo usuário.

2) Utilize o DOI para ganhar tempo preenchendo os dados de uma produção bibliográfica

Quando você for preencher um novo artigo completo publicado em periódico, artigo aceito para publicação, trabalho publicado em anais de eventos, livro ou capítulo de livro, o caminho mais rápido para acrescentar essa informação no seu currículo é informar o respectivo DOI (Digital Object Identifier) ou ISSN / ISBN da produção que você está adicionando.

Após o usuário informar o DOI, o Sistema de Currículos Lattes irá recuperar e preencher automaticamente parte das informações do artigo, livro ou capítulo de livro, graças a integração com a base de dados da International DOI Foundation. Entre outras informações, você não precisará informar o título do artigo, o idioma, o ano da publicação, o meio de divulgação e a lista de autores da produção.

Além de acelerar o preenchimento e conferir veracidade aos dados da produção, a integração da Plataforma Lattes com o DOI evita que uma pessoa que não produziu determinado artigo possa citá-lo em seu currículo como sendo de sua coautoria – o mesmo vale para livros e capítulos de livros. A tela abaixo ilustra essa situação, quando o usuário tenta cadastrar em seu CV um artigo que não é de sua autoria.

 

atualizar-curriculo-lattes-figura1

 

3) Recupere com facilidade informações do Web of Science

A Plataforma Lattes permite que você informe o seu ResearcherID, visando recuperar algumas estatísticas sobre suas publicações e citações no Web of Science. Para tal, basta informar o seu ResearcherID no item “Citações no ISI” do menu “Citações” do CV-Lattes. Ao clicar no botão “Recuperar dados”, o sistema consultará o WoS e irá incorporar automaticamente no currículo seu número total de citações, o total de trabalhos, seu Fator H e o formato(s) do nome do autor utilizado(s) na consulta para obter o total de citações, bem como a data em que a importação desses dados foi realizada.

 

atualizar-curriculo-lattes-figura2

 

4) Receba a confirmação da empresa com a qual você está desenvolvendo um projeto de P&D

Ao cadastrar um projeto de P&D realizado em parceria com uma empresa, o usuário deverá marcar “Sim” na opção “É um projeto de cooperação instituição de pesquisa e empresa?” no CV-Lattes. Ao responder positivamente a esta questão, o usuário deverá informar ainda o CNPJ da empresa com a qual está cooperando (o CV-Lattes irá pesquisar na base de empresas se o CNPJ informado é válido e preencherá automaticamente o nome da empresa), o email institucional e o setor da empresa.

Em seguida, o responsável pelo email institucional da empresa receberá uma comunicação da Plataforma Lattes, informando que a empresa foi citada no projeto em questão pelo pesquisador. Ao clicar no link indicado no email, o responsável poderá confirmar que sua empresa realmente está trabalhando em parceria com o pesquisador no projeto de P&D. Dessa forma, a confirmação será registrada na Plataforma Lattes e a informação registrada pelo pesquisador será chancelada pela empresa partícipe.

É o CV Lattes contribuindo para dar mais segurança e transparência para as relações entre instituições de pesquisa e empresas.

Outras integrações importantes da Plataforma Lattes

As integrações citadas anteriormente ajudam você a atualizar Currículo Lattes de maneira mais rápida e prática. Existem outras integrações que não agilizam esse processo, mas que trazem segurança aos dados informados no Currículo Lattes.

Como exemplo, podemos citar a integração entre o CV-Lattes e a base da Receita Federal, quando da solicitação de inclusão de um um novo currículo na Plataforma Lattes. Por meio dessa integração, o Lattes irá verificar se os dados de identificação pessoal informados pelo usuário conferem com as informações armazenadas sobre ele na Receita. Caso os dados estejam corretos o novo currículo poderá ser criado, caso contrário, não será possível progredir no processo de criação do CV. Desta forma, busca-se evitar fraudes, dificultando a criação de currículos “fantasmas” ou em nome de outras pessoas.

 

Sem comentários

Postar um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/site/www/wp-includes/functions.php on line 3778

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/site/www/wp-includes/functions.php on line 3778